Confira algumas indicações de livros para ajudar no seu tratamento

O CORPO FALA

O livro tenta desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano, primeiramente analisando os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo. A partir desses princípios aparecem as expressões, gestos e atos corporais que, de modos característicos estilizados ou inovadores, expressam sentimentos, concepções, ou posicionamentos internos. Acompanham 350 ilustrações.

 

A PSIQUE DO CORPO: A DIMENSÃO SIMBÓLICA DA DOENÇA

Um estudo dos modelos conceituais sobre saúde e doença, encontrando na psicologia analítica subsídios para o desenvolvimento de um corpo teórico para abranger a questão psique-corpo na doença. Nesta edição revista e atualizada, a psicóloga Dra Denise Ramos aborda recentes estudos das neurociências e o crescente reconhecimento da influência de fatores psicossociais em quadros orgânicos.

Autoestima como hábito 

“Autoestima é o quanto você se gosta, é o valor que você se dá, é o quanto você se ama, e este sentimento influencia em todas as áreas da sua vida.”
Ter uma autoestima elevada não tem nada a ver com ser arrogante e egoísta; quem apresenta esse tipo de postura tem, na verdade, a autoestima soterrada. Autoestima também não tem nada a ver com a posição financeiro-social, com o gênero, com o tipo físico… Mas com o que a autoestima está relacionada?
Como ela é formada? Em Autoestima como hábito, a psicóloga Gislene Isquierdo apresenta caminhos para uma vida emocional saudável, pautada na psicologia e na neurociência. 

 

Apaixone-se por si mesmo 

Desde pequenos, aprendemos uma série de condutas de cuidado pessoal em relação a nosso corpo: escovar os dentes, tomar banho, manter as unhas limpas, comer, nos vestir e coisas desse tipo. Mas e o autocuidado psicológico e a higiene mental? Prestamos atenção suficiente a isso? Colocamos isso em prática? Percebemos a importância do amor-próprio?

Nutrição funcional na saúde da mulher

A mulher, pela sua fisiologia própria, particularizada às suas condições hormonais que se movimentam desde a adolescência, com a menarca, no período fértil, com a gravidez, e na maturidade, com a menopausa, faz por merecer prescrição nutricional própria e específica. Assim, a prevenção e o tratamento de agravos de saúde comuns nas mulheres demandarão ajustes alimentares que se compatibilizarão com as suas necessidades nutricionais, além do emprego de alternativas funcionais. Esta é a proposta didática do presente livro: Nutrição Funcional na Saúde da Mulher. 

Nutrição comportamental

Embora os temas nutrição e alimentação estejam cada vez mais em pauta, persiste uma visão restrita e dicotômica do “saudável e não saudável”, dos alimentos “bons ou ruins”, na qual o prazer em comer é muitas vezes associado à culpa. Esse contexto não promove a mudança de comportamento e não torna as pessoas mais saudáveis (como pode ser comprovado pelo aumento dos índices de doenças crônicas, transtornos alimentares e obesidade). A Nutrição Comportamental propõe que a Nutrição possa ser praticada de maneira mais holística, humana, inclusiva; que o ser humano seja sempre mais importante que o corpo humano, que a comida seja sempre valorizada antes do nutriente. 

Nutrição fora da Caixa

“Nutrição fora da caixa” é a proposta de um novo olhar sobre a comida e sua relação com ela. Esta caixa contém provocações para quem quer repensar seu relacionamento com a comida. São 52 cartas feitas para você. Uma para cada semana do ano. Você pode usar uma por semana ou várias de uma vez. Você pode seguir à risca a instrução da carta ou apenas se inspirar nela. Você pode tirar sozinho ou para outra pessoa. Você pode fazer em grupo, dupla ou seguir carreira solo. Você pode deixar na carteira, grudar na geladeira ou ?esquecer? cartas por aí, ajudando outros a pensarem fora da caixa. Não existem regras para usar esse material. Você pode usá-lo como achar melhor. Esta caixinha permite tudo, menos pensamentos quadrados! 

 

Inteligência nutricional: 100 perguntas para repensar sua relação com os alimentos

Poucas pessoas param para pensar no que estão comendo, por que estão comendo determinado alimento, por que comem demais ou de menos, por que fazem dieta. Como dizem, “somos aquilo que comemos”. Portanto, dar mais atenção à alimentação é um passo importante para ter uma saúde melhor e mais autoestima, sem equívocos e sem peso extra na consciência (e no corpo). As 100 perguntas deste livro em forma de caixinha vão ajudar você a quebrar paradigmas e a refletir sobre crenças corporais e hábitos alimentares.

Pensar emagrece?

Neste livro em forma de caixinha estão 100 cartas. Cada uma com uma pergunta para ajudar você a se questionar sobre seus valores em relação à alimentação, peso e hábitos de vida. Você não vai emagrecer de verdade se não mudar as ideias. Pense nisso e comece agora a dar a você mesmo as respostas que farão a diferença na balança.

O poder do hábito

Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental. Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível – e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por anos. Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários – a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones. O que todas essas pessoas tem em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.

Você tem fome de quê?: A solução definitiva para perder peso, ganhar confiança e viver com leveza

Em Você tem fome de quê?,o aclamado médico e autor Deepak Chopra uniu as mais recentes descobertas da ciência e os conhecimentos da medicina oriental para ajudar o leitor a desvendar os problemas por trás da luta contra a balança. Com a ajuda de conceitos como o da atenção plena e sem sugerir dietas radicais e outras abordagens fracassadas, Deepak Chopra prova que o problema da obesidade começa com as motivações que nos levam a comer, e que descobri-las é o primeiro passo para acabar de forma definitiva com o problema do excesso de peso. Prepare-se para uma jornada de autoconhecimento transformadora. Afinal, você tem fome de quê?

 

O peso das dietas: Emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas

Se você acha que fechar a boca e fazer exercícios é a receita para emagrecer, pense novamente. De acordo com diversos estudos científicos, as dietas restritivas não só fracassam 95% das vezes, como propiciam o ganho de peso a longo prazo.
É isto mesmo: fazer dieta não funciona e até engorda.
Nesse livro, a nutricionista Sophie Deram derruba uma série de mitos e crenças sobre alimentação e, de maneira clara e objetiva, reúne evidências contundentes das áreas da nutrigenômica e da neurociência para mostrar um caminho muito mais sustentável e prazeroso para alcançar um peso saudável.
Com os 7 Segredos da Sophie e mais de 70 receitas simples e saborosas, você encontrará dicas e recursos para conseguir um peso saudável sem restrição ou terrorismo nutricional, mas com prazer e consciência.

Pense Magro: A Dieta Definitiva de Beck 

Agora você vai ser bem-sucedido em sua dieta, emagrecendo com segurança e o que é mais importante, vai continuar magro para sempre. Isto será possível, porque este é o primeiro livro que aplica os benefícios comprovados da terapia cognitiva para dietas de emagrecimento. Atrelado a qualquer dieta adequada, este programa de seis semanas oferece as ferramentas para pensar diferente e fazer mudanças comportamentais necessárias para emagrecer e manter a perda de peso. 

Mindfulness: A dieta

Mantenha seu peso perfeito com o modo de viver Mindfulness. Muito além de um simples regime de perda de peso, a dieta mindfulness é um plano que visa alcançar o bem-estar por meio da alimentação. Emagrecer não é um mero objetivo, mas a consequência natural de um processo de reeducação alimentar que se dá a partir da conexão com os sentidos, pois é através da atenção plena que o seu metabolismo atingirá o equilíbrio perfeito. Para tanto, com o intuito de despertar uma postura de tranquilidade e consciência corporal, as especialistas em mindfulness Patrizia Collard e Helen Stephenson propõem exercícios mentais e receitas nutritivas que garantem o prazer de cada refeição aliado à saúde e ao relaxamento. Só assim é possível vencer as tentações e os distúrbios alimentares cotidianos, recuperando a paz interior e a riqueza de sabores na hora de comer.

Atenção Plena

Com mais de 300 mil exemplares vendidos, esse livro e os áudios de meditação disponibilizados apresentam uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão.

Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, este método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada.

Esse livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.

Você descobrirá que a sensação de calma, liberdade e contentamento que tanto procura está sempre à sua disposição – a apenas uma respiração de distância.

INCLUI LINKS PARA ÁUDIO DE MEDITAÇÃO

 

Mindfullness em 8 semanas

A técnica mindfulness está se tornando o meio mais popular para o alívio da ansiedade, do estresse e até mesmo da depressão. Por meio de instruções simples e fáceis de seguir, divididas ao longo de oito semanas, as meditações e exercícios deste livro são a companhia perfeita para todos que estão querendo aprender rapidamente essa técnica comprovadamente eficaz. Com meditações em áudio disponível para download, Michael Chaskalson traz uma abordagem prática e imediata que irá ajudá-lo a melhorar em pouco tempo seu estado físico, mental e emocional.

Manual Prático

Já imaginou um programa de oito semanas capaz de ajudá-lo a superar a depressão, a ansiedade e o estresse? O Manual Prático de Mindfulness foi elaborado por três dos mais talentosos mestres de psicologia clínica do mundo. Um programa passo a passo sobre como treinar a mente para obter uma vida mais plena e gratificante. O programa de terapia cognitiva baseada na atenção plena (MBCT) já foi testado e comprovado em testes clínicos em todo o mundo.

As coisas que só você vê quando desacelera

“Um livro para os dias de hoje, repleto de verdades universais, lindamente escrito e ilustrado. Cada parágrafo possui a própria semente, que cria raízes para a sabedoria mais profunda e atemporal. Uma obra para se ter sempre à mão.” – Mark Williams, coautor de Atenção plena
Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim, As coisas que você só vê quando desacelera é um desses raros e tão necessários livros para quem deseja tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão.
Ilustrado com extrema delicadeza, ele nos ajuda a entender nossos relacionamentos, nosso trabalho, nossas aspirações e nossa espiritualidade sob um novo prisma, revelando como a prática da atenção plena pode transformar nosso modo de ser e de lidar com tudo o que fazemos.

Você vai descobrir que a forma como percebemos o mundo é um reflexo do que se passa em nossa mente. Quando nossa mente está alegre e compassiva, o mundo também está. Quando ela está repleta de pensamentos negativos, o mundo parece sombrio. E quando nossa mente descansa, o mundo faz o mesmo.

Mindfullness e Autocompaixão

Este manual traz uma abordagem passo a passo para que você possa libertar-se de autojulgamentos duros e padrões impossíveis de atingir, cultivando o bem-estar emocional. Baseado no inovador programa Mindful Self-Compassion (MSC), desenvolvido por Neff e Germer, este livro inclui guias para meditação; práticas informais para fazer a qualquer hora, em qualquer lugar; exercícios; e histórias vívidas de pessoas que usam as técnicas para abordar o estresse no relacionamento, problemas de peso e imagem corporal, problemas de saúde, ansiedade, entre outros.

.

Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança pra trás

 Vida corrida, acúmulo de tarefas, cobranças… Tantas obrigações diárias nos levam a pré-julgamentos e análises rigorosas sobre nós mesmos e os outros. Boa parte delas cruel e injusta. Em “Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança para trás”, a professora, escritora e palestrante americana Kristin Neff – doutora em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Berkeley, na Califórnia – fala sobre a autocompaixão e a necessidade de autoconhecimento como fonte geradora de empatia entre os seres humanos. Kristin mostra o caminho para nos libertarmos dos sentimentos de frustração, culpa e inadequação. Para a escritora, a melhor maneira de descrever a autocompaixão é despertar a compaixão pelos outros. Por que é tão difícil admitir quando agimos mal, quando somos mal-educados ou impacientes? Porque satisfazemos o nosso ego quando projetamos nossas falhas e deficiências nas outras pessoas? O medo do “espelho” nos leva a nos escondermos de nós mesmos, da nossa imagem real. Afinal de contas, a compaixão que direcionamos a nós mesmos deve ser a mesma que damos a outras pessoas, e vice-versa. É a nossa condição humana compartilhada, imperfeita e frágil.

 

Vencendo a Ansiedade e a Preocupação com a Terapia Cognitivo-Comportamental: Tratamentos que Funcionam: Manual do Paciente

Este manual voltado ao paciente apresenta estratégias práticas para identificar gatilhos de ansiedade; desafiar os pensamentos e crenças que levam à angústia; enfrentar com segurança as situações temidas; e afrouxar as garras da ansiedade. Ele se baseia na terapia cognitivo-comportamental, abordagem terapêutica desenvolvida e testada há mais de 50 anos pelo pesquisador-clínico Aaron T. Beck. O Dr. Beck e seu colega especialista em terapia cognitiva David A. Clark.

Ansiedade: Como enfrentar o mal do século

Vivemos em uma sociedade de excessos. Somos bombardeados por informações que, na maior parte das vezes, não conseguimos absorver. Somos cobrados, pressionados, nos tornamos reféns da nossa mente. Essa situação alterou algo que deveria ser inviolável – o ritmo de construção de pensamentos -, gerando consequências seríssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, a inteligência, a criatividade. Pensar é bom, pensar com consciência crítica é melhor ainda, mas pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida e um intelecto criativo e produtivo.Em Ansiedade: como enfrentar o mal do século, o conceituado psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma das doenças mais penetrantes da atualidade. Ainda pouco conhecida por psicólogos e psicopedagogos, não raro a SPA é confundida com hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção. Neste livro, você conhecerá os sintomas e as consequências desse mal bem, como as técnicas para enfrentá-lo e recuperar sua tranquilidade, emocional e mental.

Livre de Ansiedade

Esta obra investiga as origens da ansiedade e ensina como levar uma vida menos estressante. Utilizando os métodos propostos pelo autor, baseados nos melhores tratamentos psicológicos disponíveis, podemos conquistar uma vida livre de apreensão, tensão e evitação relacionadas à ansiedade.

Mentes ansiosas: O medo e a ansiedade nossos de cada dia

Nesta nova edição revista, atualizada e ampliada de “Mentes ansiosas – o medo e a ansiedade nossos de cada dia”, a psiquiatra e best-seller Ana Beatriz Barbosa Silva aborda as diferentes manifestações da ansiedade. Medo, estresse e ansiedade, segundo ela, são fatores comuns e até necessários para uma vida mentalmente saudável. O problema, contudo, começa quando eles se agravam a ponto de se apresentarem em suas versões adoecidas: transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, entre outros. Através de sua linguagem objetiva e acessível, a autora analisa as causas, desdobramentos e possíveis formas de lidar com essas doenças.

Mentes depressivas: As três dimensões da doença do século

Em Mentes depressivas, a dra. Ana Beatriz Barbosa Silva ajuda a compreender e identificar um quadro depressivo, explica os diferentes tratamentos e suas associações. Além disso, fala sobre suas causas e trata separadamente sobre a depressão na infância, na adolescência, na terceira idade e a depressão feminina. Com uma linguagem simples e acessível, a médica psiquiatra e escritora disseca a depressão de forma inovadora ao abordar a doença do século por meio de suas três dimensões: física, mental e espiritual.

O demônio do meio-dia: Uma anatomia da depressão

Lançado em 2000, O demônio do meio-dia continua sendo uma referência sobre a depressão, para leigos e especialistas. Com rara humanidade, sabedoria e erudição, o premiado autor Andrew Solomon convida o leitor a uma jornada sem precedentes pelos meandros de um dos temas mais espinhosos e complexos de nossos dias.
Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas (sejam crianças, homossexuais ou os habitantes da Groenlândia).
No epílogo inédito escrito exclusivamente para a reedição brasileira, conhecemos o que aconteceu com Solomon, com os entrevistados e com os tratamentos da depressão desde a publicação de O demônio do meio-dia. A inteligência, a curiosidade e a empatia do autor nos permitem conhecer não só as doenças mentais, mas a profundidade da experiência humana. Uma obra monumental.

Depressão não é fraqueza: como reconhecer, prevenir e enfrentar a doença mais incapacitante do cérebro 

Sofrer com depressão não é motivo de vergonha. Pelo contrário, é uma doença como outra qualquer. Tem tratamento, e até cura, mas a primeira batalha será contra os nossos próprios fantasmas. Neste livro, o neurologista Leandro Teles mostra que o transtorno depressivo não é frescura, não é falha de caráter ou falta de fé. É uma doença orgânica que afeta o cérebro e modifica o nosso modo de ver o mundo. Em uma obra abrangente e acessível, o autor mostra que, com conhecimento e informação, podemos enfrentar o preconceito, pedir ajuda, encontrar tratamento, ser mais fortes. É uma revolução pessoal e a jornada certa rumo à vitória.

Eu Tinha Um Cão Negro, Seu Nome Era Depressão

Desde que Winston Churchill descreveu os infernais períodos de depressão por que passou como um Cão Negro, essa expressão se popularizou como sinônimo da doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo.

Eu tinha um cão negro: seu nome era Depressão apresenta uma visão realista mas animadora de como é viver com um companheiro baixo-astral que não larga do seu pé e parece querer enterrar sua vida.

A abordagem de Matthew Johnstone é inspiradora. De maneira tocante e hábil, ele capta o estado de espírito, as dificuldades de relacionamento e as manifestações físicas da depressão clínica.

O Cão Negro pode ser um monstro terrível, mas tirá-lo da penumbra é o primeiro passo na direção da recuperação. Para domar essa fera, é preciso procurar ajuda médica, buscar forças dentro de si mesmo e o apoio da família e dos amigos.

Extremamente bem ilustrado, este livro é necessário a todos aqueles que já se viram às voltas com o Cão Negro ou que conhecem alguém que tenha passado por essa difícil experiência.

Mentes Depressivas:

A coragem de ser imperfeito

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.

Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida.

Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena. Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse “desarmamento”.

Neste livro, ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.

Basta Pensar Diferente – Como A Ciência Pode Ajudar Você A Ver O Mundo Por Novos Olhos

Nossas emoções influenciam nossos pensamentos. E nossos pensamentos influenciam nossas ações. Ao longo da vida, enfrentamos situações que nos afetam positiva ou negativamente e, por vezes, o sentimento pessimista é mais forte. Sabemos que precisamos pensar de forma diferente, mas simplesmente não conseguimos. Mas há boas notícias: embora não seja possível mudar as pessoas nem as circunstâncias da vida, podemos mudar o nosso modo de pensar.Basta pensar diferente é o best-seller que usa os princípios da terapia cognitivo-comportamental (TCC) para ajudar a vencer pensamentos e comportamentos derrotistas e a lidar mais racionalmente com ansiedade, raiva, depressão, frustração, ataques de pânico, insônia, fobias, problemas de relacionamento, timidez, dependência de substâncias químicas, disfunção sexual e estresse. A TCC também se revelou muito eficaz no controle de problemas da vida cotidiana comum desde inconveniências menores, como chegar atrasado a um compromisso, a maiores desafios psicológicos.Aliando as descobertas científicas à sua experiência como psicóloga, a dra. Sarah Edelman apresenta, de forma simples, direta e apaixonada, sugestões práticas e eficazes para você assumir o controle da sua vida e ser mais feliz. E a mudança pode começar hoje!

Sobre a morte e o morrer: O que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiras, relogiosos e aos seus próprios parentes

Um dos mais importantes estudos psicológicos do século XX, ‘Sobre a morte e o morrer’ teve origem nos importantes seminários interdisciplinares da Dra. Elisabeth Kübler-Ross sobre vida, morte e transição.

Nesta obra que se tornou um clássico, ela explora pela primeira vez os cinco estágios sobre a morte: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação. Através de trechos de entrevistas e conversas, a autora proporciona ao leitor um melhor entendimento de como a morte iminente afeta o paciente, o profissional envolvido e a família do paciente.

Elisabeth Kübler-Ross descreve as experiências de pacientes terminais, suas agonias e frustrações, numa tentativa de encorajar as pessoas a não se afastar dos doentes condenados, mas, antes, aproximar-se deles e ajudá-los em seus últimos momentos.

As 10 bobagens mais comuns que as pessoas inteligentes cometem e técnicas eficazes para evitá-las

A despeito da nossa capacidade ou talento, todos podemos cometer erros tolos, aparentemente inexplicáveis e, frequentemente, desastrosos. São as famosas mancadas, o branco inoportuno, a frase dita no tom errado, o súbito ataque de insegurança, o desproporcional acesso de fúria; enfim, momentos em que nossa (des)inteligência emocional supera nossa inteligência racional e desfoca nosso olhar. Este livro é para quem quer por um fim a este ciclo. O psicólogo Dr. Arthur Freeman e a jornalista Rose DeWolf apresentam métodos simples e eficientes para evitar os erros mais comuns e o que fazer quando eles aparecem. São técnicas baseadas na terapia cognitivo comportamental, uma nova forma de lidar com a vida, o trabalho e os relacionamentos.